Blog

Resguardo Quebrado: As 5 maiores dúvidas

Este processo ocorre após o parto, por um período de 40 dias, independente se houve uma cesariana ou parto normal, este período deve ser respeitado. Abaixo, apresentaremos as 5 dúvidas principais sobre o resguardo quebrado, que toda gestante costuma ter.

Lembre-se, este período existe para ajudar o corpo da mulher, para que possa se recuperar após 9 meses de gestação. Então, não deixe de seguir à risca as orientações de seu médico.

5 dúvidas sobre o resguardo quebrado, que toda gestante deve saber!

Para ajudá-la a cuidar de sua saúde, exibiremos as dúvidas sobre o resguardo quebrado:

1º É impossível engravidar?

Isto é considerado um mito, pois o período fértil volta ao normal após 45 dias, no entanto, o que muitas mulheres não sabem é que há uma pequena possibilidade de engravidar novamente, caso você não respeite o resguardo.

2º Não é permitido higienizar a cabeça?

No resguardo você deve manter sua higienização normalmente, o ato de lavar a cabeça não impedirá que o sangue desça até o útero, pois o fluxo sanguíneo no corpo ocorre normalmente, esta é uma crença antiga que já está descartada.

3º Haverá queda de cabelo?

Devido às alterações hormonais, há uma probabilidade de o cabelo cair sim, logo outros fatores deverão ser considerados pelo médico, por exemplo:

  • Estresse;

  • Cansaço;

  • Má alimentação.

Se você está com alguns sintomas acima, é necessário informar ao seu médico, para que ele possa orientar o tratamento correto, e assim, minimizar a queda de cabelo.

4º Redução de desejo sexual

A exaustão da nova rotina aliada a perda de produção de hormônios, ajuda a perder o interesse pela relação sexual no período do resguardo, neste momento o que você deve fazer é descansar e após este tempo, peça ajuda ao médico para repor seus hormônios.

5º Você deve evitar carregar peso?

Seu corpo encontra-se muito frágil neste período, por isso, é importante sim evitar carregar objetos muito pesados, procure não fazer nenhum tipo de esforço, descanse o máximo que conseguir para recompor seu corpo.

Outro ponto fundamental que não podemos nos esquecer é sobre a depressão pós-parto, qualquer mulher poderá apresentar este sintoma, e você deve passar por um psicólogo para ajudá-lo a minimizar os impactos dessa depressão. Este é um momento de transformações e inseguranças, que requer cuidados com seu emocional.

Se necessitar de ajuda, converse com seu parceiro e familiares, ou procure um profissional que estará apto a escutar seus problemas.

Como aprender mais sobre saúde da mulher?

Se você não deseja ter dores e infecções vaginais, é importante não cometer o resguardo quebrado, no homem também poderá ocorrer a infecção prostática, esta prática de não fazer sexo após a gravidez é muito antiga, e até os dias de hoje deve ser mantida.

A longo prazo, caso você não cumpra o que foi estabelecido com o médico, isso poderá trazer sérios prejuízos à saúde de seu útero, por isso, se aparecer alguma dor neste período, não perca tempo, e procure um médico imediatamente.

Portanto, para saber mais sobre como manter seu corpo sempre saudável, mesmo após a gravidez consulte nossos demais conteúdos sobre saúde da mulher e não deixe de ir ao médico regularmente.

Você também pode gostar...

Deixe seu comentário