Blog

O bebê não arrotou e dormiu! E agora?

Seu bebê dormiu mamando, e não está arrotando? Saiba que se o bebê não arrota e dormiu alguns procedimentos poderão ser realizados para ajudar a mãe. É importante que as mães observem os sinais, para saber se a criança está satisfeita ou não.

Os pediatras também orientam que não é necessário fazer um movimento muito brusco, pois o bebê está em uma fase de sono extremamente leve, e qualquer movimento irá acordá-lo.

O que fazer quando o bebê não arrota e dormiu? Confira!

Quando o bebê necessita arrotar, existem sinais visíveis que as mães poderão perceber, a primeira observação é perceber se o bebê está satisfeito. Alguns bebês, mesmo dormindo, não param a mamada, apenas diminuem seu ritmo.

Uma dica fundamental é estimular a bochecha e os pés com o dedo mindinho, de acordo com os pediatras do Departamento de Pediatria Ambulatorial e Cuidados Primários da Sociedade de Pediatria de São Paulo, se o bebê deseja continuar mamando, convém colocar para arrotar, e assim mantê-lo desperto.

Os pediatras ainda explicam que, mesmo que o bebê esteja dormindo, se a pega estiver correta não há necessidade de fazê-lo arrotar, pois a pega impedirá a entrada de ar.

Existe algum perigo se o bebê dorme sem arrotar?

Devido ao fato de engolir o ar com certa frequência, os pais devem ficar atentos, pois para alguns bebês a digestão do leite é mais complicada, o que aumenta as chances de ter cólicas. É necessário acostumar o bebê a arrotar após uma refeição, pois este ato ajuda na liberação dos gases.

Se acontecer de o bebê dormir sem arrotar, não se preocupe, basta colocá-lo em uma posição vertical sobre seu ombro, a cabeça deve estar apoiada sobre o ombro, e a barriga levemente pressionada. Mantenha o bebê sobre seu joelho, e dê umas leves palmadinhas nas costas.

É possível deitar o bebê após o arroto?

Segundo informações dos pediatras, não é fisiológico manter o bebê deitado em uma refeição, até porque nenhum ser humano comum não consegue se alimentar dessa maneira, os médicos recomendam que, após a mamada o bebê deve permanecer de pé para arrotar.

Qual o tempo médio que a mãe deve esperar?

Se o bebê não arrota e dormiu, os pais devem compreender que cada bebê tem seu ritmo, antes de colocá-lo no berço de barriga para cima, aguarde aproximadamente 20 minutos, pois existem bebês que arrotam muito pouco ou quase nada mesmo estando dormindo.

Para os pais de primeira viagem é necessário observar todos os sinais, e se ainda houver dúvidas procure o pediatra para que ele possa ensinar os procedimentos corretos.

Onde obter mais informações sobre o arroto do bebê?

Se você quer saber tudo sobre cuidado com bebês, gestação e maternidade, sem sair de casa, saiba que nosso portal é o ambiente ideal para esta finalidade.

Para obter ajuda quando o bebê não arrota e dormiu, e outros assuntos relacionados à qualidade de vida do bebê, veja os outros conteúdos disponíveis em nosso nosso blog.

Portanto, as mães devem se preocupar sempre com a saúde do bebê, e qualquer sintoma desagradável procure imediatamente um pediatra para que este possa orientá-la da melhor forma possível.

Leia também: Amamentar Emagrece?

Você também pode gostar...

Deixe seu comentário