Blog

Bebê mama 5 minutos e dorme. O que fazer?

O bebê mama sempre sob os cuidados dos pais, principalmente, da mãe. Porém, as mães sempre se preocupam se o leite é suficiente, se o recém-nascido está mamando direito e como saber se ele de fato está se alimentando.

Em alguns casos, existe a preocupação em saber se o bebê está ganhando peso de forma adequada a partir do leite fornecido. Em casos mais preocupantes, é necessário procurar um médico pediatra e medir a quantidade da mamada.

Como o bebê mama?

Cada um pode ter comportamentos e até horários diferentes dependendo do hábito.

Em determinados momentos, quando ele mama pouco ou menos do que o habitual, os especialistas indicam colocá-lo em pé no colo e contra o peito para dar tapinhas de leve e, posteriormente, oferecer o peito ou a mamadeira novamente para verificar se ele volta a mamar normalmente.

​Dorme durante a mamada

Em alguns momentos é normal que o bebê comece a dormir antes da hora de receber a mamadeira, porém é preocupante que ele durma logo quando pega no peito, gerando a possibilidade de ingerir menos leite ou nenhuma quantidade.

Em casos de recém-nascidos e até mesmo de prematuros, pode acontecer deles dormirem durante o dia inteiro, em qualquer ocasião. Nessas condições, eles ficam cansados com muita facilidade, mesmo no momento da alimentação.

Tipos de comportamentos

Em certos casos, podemos identificar as seguintes situações de comportamentos.

Dorme antes de terminar - Nesta situação, ele dorme enquanto mama e logo para antes mesmo de terminar. Em certos casos, pegam no peito ou na mamadeira, mas antes mesmo de terminar correm o risco de dormir sem ter ingerido a quantidade suficiente para se alimentarem.

Dorme enquanto mama - Em outra situação, ele pega no peito, começa a ingerir leite por um tempo curto e logo dorme em seguida.

Dorme e continua mamando - Em certos casos, ele dorme no meio da mamada, e mesmo assim continua mamando mantendo o movimento de sucção por um bom tempo, podendo terminar assim.

Mama pouco e dorme muito - Alguns bebês dormem quando mamam, mas outros dormem muito e mamam pouco. Em muitos casos o tempo do sono é muito longo e, em certos casos, as mães não conseguem oferecer o peito ou a mamadeira.

Cuidados

Geralmente, é importante insistir com leveza para que o pequeno volte a mamar e crie hábitos para se alimentar constantemente. Sabemos que manter a amamentação é muito importante nas primeiras semanas e no processo de crescimento.

Conclusão

Portanto, se o seu pequeno não está ganhando peso de forma adequada, é importante insistir na amamentação e, em certas situações mais preocupantes, procurar orientação médica.

Em alguns casos, poderá ser necessária a suplementação com aditivos para acrescentar junto ao leite comum.

Em todos os casos é importante acompanhar e observar o comportamento do pequeno em relação à alimentação, seja de dia, de noite e, principalmente, antes de dormir.

Leia também:

Você também pode gostar...

Deixe seu comentário