Blog

Amamentar Emagrece?

A amamentação é um período importante para a criança e a mãe, pois aumenta ainda mais o vínculo materno. O que muitas mulheres têm dúvida é se realmente amamentar emagrece, os cientistas no mundo todo, já descobriram que há uma relação entre a produção de leite materno com o emagrecimento.

Além disso, a amamentação é fundamental para proteger e fortalecer o sistema imunológico do bebê. Por isso, se você puder, respeite o tempo de amamentação, que poderá se estender até 2 anos de idade.

O que diz o International Journal of Community Medicine and Public Health?

Este instituto analisou 3 grupos de mães, aquelas que amamentaram por seis meses, as mães que não praticaram o aleitamento em nenhum momento, e aquelas que amamentaram por um período extremamente curto.

A pesquisa concluiu que as mães que amamentaram por pelo menos seis meses, conseguiram voltar ao peso normal antes de iniciar a gestação. Muitas mulheres, porém, sentem dificuldades em voltar ao seu peso normal, por conta da elevada produção de gasto calórico, este processo contribui para o aumento da sensação de fome.

Amamentar emagrece? Mito ou Verdade?

Verdade, pois uma produção de leite materno é o equivalente a uma hora de atividades físicas, mesmo que a mulher esteja em pleno repouso, o corpo está consumindo muita energia. É necessário escolher os alimentos corretos para ajudar na reposição de calorias, a má alimentação poderá impedir o emagrecimento a longo prazo.

Caso seja necessário, e você sentir dificuldades para criar um cardápio saudável, peça ajuda a um nutricionista, informe que você está em fase de amamentação, e certamente este profissional acrescentará os melhores alimentos em seu cardápio semanal.

Quantas calorias é possível queimar com a produção de leite?

De fato, amamentar emagrece, afinal neste período as mulheres conseguem gastar entre 300 calorias até 500 calorias, nesta fase o corpo da mulher se transforma literalmente em uma máquina. Por isso, muitas mulheres se sentem extremamente cansadas na hora de amamentar.

Quais cuidados tomar durante o aleitamento?

O leite materno é extremamente rico em nutrientes, na amamentação é fundamental que as mães tenham determinados cuidados, para não prejudicar o organismo do bebê. Mostraremos a seguir, os principais cuidados que deverão ser tomados:

    • Manter uma alimentação saudável;
    • Não consumir cigarro e bebidas alcoólicas;
    • Higienizar os seios;
    • Beber água regularmente;
    • Se possível, não consumir medicamentos contraindicados.

Pergunte ao seu médico quais outros cuidados são necessários, para garantir saúde aos seios, mesmo após a amamentação. Na hora de amamentar, você deve detectar os sinais de fome, e ainda, escolher uma posição confortável para você e para o bebê.

Como aprender mais sobre a amamentação?

Se você já é mamãe ou ainda está gestante, não deixe de conferir os demais artigos do nosso blog, ensinaremos tudo sobre o período antes e depois do parto, para que sua saúde possa estar em dia.

No entanto, é necessário manter a consulta regular ao médico obstetra, para saber se está tudo bem com seu bebê. Nosso portal também oferece dicas para montar chá de bebê, e festinha de um ano.

Portanto, você que deseja aprender tudo sobre gestação e maternidade, saiba que nosso portal é um ambiente seguro e confiável, apenas seguimos recomendações médicas.

Você também pode gostar...

1 comentário

  1. […] para que o pequeno volte a mamar e crie hábitos para se alimentar constantemente. Sabemos que manter a amamentação é muito importante nas primeiras semanas e no processo de […]

Deixe seu comentário