Blog

Parto Humanizado – Dúvidas Frequentes

Nos últimos anos cresceu bastante a quantidade de mulheres que preferem fazer todo o trabalho de parto em casa, é o chamado parto humanizado.

Mas, como funciona este tipo de procedimento? Vale a pena? Quais os riscos de ter seu bebê longe da maternidade? Estas demais dúvidas, você confere agora em detalhes!

O que é um parto humanizado?

O Parto humanizado e parir em casa são completamente diferentes. No parto humanizado é realizado uma série de procedimentos para que a mulher se sinta à vontade e participe de todos os passos deste momento único em sua vida.

Diferente de um parto normal em uma maternidade, onde os procedimentos são feitos de forma padronizada e repetitiva; no parto humanizado todas as decisões são comunicadas à mulher e ela é ouvida e respeitada em todas as suas decisões.

Para quem é indicado o parto humanizado?

A priori o parto humanizado é recomendado para todas as gestantes que não apresentem alterações na sua gestação. Cabe ao médico responsável pelo seu pré natal avaliar as suas condições de saúde e recomendar ou não o procedimento.

Quem não pode fazer o parto humanizado?

O parto humanizado não é indicado para mulheres com gestação de risco, onde necessitam de um acompanhamento médico personalizado.

Algumas gestantes com comorbidades também devem consultar com antecedência o seu Obstetra para saber suas reais condições de saúde, cabe ao profissional determinar o melhor tipo de procedimento.

Como é feito o parto em casa?

O parto humanizado permite que a natureza siga seu curso natural, ou seja, a gestante fica livre para escolher quais ações devem ser feitas e quais delas a fazem se sentir melhor. O médico acompanha tudo de perto, e só vai de fato interferir, se houver algum problema.

Assim como nos partos em hospitais, a gestante pode ser acompanhada por um parente ou pessoa de sua confiança.

Existe algum risco para a mãe e o bebê?

Não. Na verdade, a humanização do parto começa muito tempo antes do nascimento do bebê. O pré natal, os primeiros cuidados, quais ações serão adotadas durante o procedimento, tudo isso é devidamente repassado à gestante durante a gravidez, assim ela terá tempo suficiente para se preparar para este momento tão seu e único.

O parto humanizado traz uma série de benefícios tanto para a mamãe como para seu bebê, entre eles podemos destacar:

  • ajuda a reduzir o estresse aliviando a dor e a fadiga natural do parto;
  • Longe de uma sala gelada de hospital, com várias pessoas estranhas, o parto humanizado permite que seu bebê nasça mais calmo e sossegado;
  • Ajuda a prevenir possíveis infecções comuns em ambientes hospitalares;
  • Aumenta o laço afetivo entre você e seu bebê já nos primeiros momentos de sua vida;
  • Reduz consideravelmente os riscos de depressão pós parto;
  • Relaxa o seu corpo e a sua mente, melhorando o seu fluxo sanguíneo, aumentando assim, os seus níveis de leite materno.

A cesárea também pode ser humanizada?

Não. Pode se tratar de uma cirurgia com todos os procedimentos e uso de medicamentos regulares, a cesariana não pode ser humanizada.

Conclusão

O parto humanizado é sem dúvidas a melhor maneira de ter seu bebê de forma natural e sossegada. Durante o parto, todos os seus desejos e decisões serão devidamente respeitados, e você será sempre a protagonista.

Portanto, converse com seu médico, peça orientações sobre suas condições de saúde e como funciona o parto humanizado.

Você também pode gostar...

Deixe seu comentário