Dar mama deitada
Blog

Posso amamentar deitada?

A posição da amamentação pode causar desconforto e dor, por isso, é preciso ter atenção.

É permitido amamentar deitada? Sim é possível, no entanto, é necessário seguir algumas recomendações médicas, dessa forma, há como proporcionar conforto para o bebê e para a mãe. Se você é mamãe pela primeira vez, parabéns.

Mostraremos aqui, dicas essenciais para garantir sua saúde e de seu bebê, seguindo orientações de médicos consagrados e experientes. A posição da amamentação poderá causar desconforto e dor, por isso, é preciso ter atenção.

Quais cuidados devemos ter com o aleitamento materno?

De acordo com a Febrasgo (Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia), é indicado amamentar deitada, você deve deitar-se de lado, com a cabeça apoiada e as costas no travesseiro, mantenha seu bebê deitado também, esta posição proporcionará o contato abdome/abdome.

É necessário deixar os ombros do bebê apoiado aos braços da mãe, assim, segundo o manual disponibilizado por ginecologistas é possível garantir uma posição adequada. Há necessidade de ter atenção, pois as crianças que são acostumadas a mamar deitadas com mamadeiras poderão desenvolver risco de infecção.

O mesmo não acontece quando a amamentação ocorre diretamente no peito materno, na amamentação com mamadeira, a pressão dos ouvidos e a pressão do ambiente sofrem alteração. Isto acaba auxiliando no acúmulo de bactérias e de líquidos no ouvido, ocasionando inflamação.

Como deve ser realizada a higienização dos seios?

Durante o período de aleitamento materno, as mães deverão ter cuidado com a higienização dos seios, para evitar que vírus e bactérias sejam transmitidas para a criança através do leite, podendo inclusive trazer várias doenças no futuro.

Abaixo, apresentaremos um pequeno passo a passo que poderá ser extremamente útil para seu dia a dia:

  • Lave os peitos somente com água, o sabonete e o gel deverão ser utilizados somente para remover a oleosidade;
  • É necessário deixá-los secar ao ar livre, e depois limpar com toalha;
  • Não há necessidade de higienizar os mamilos antes da amamentação;
  • Se os mamilos estão danificados, o leite humano fresco poderá ajudá-los;
  • Os protetores de seios poderão ficar úmidos com o passar do tempo, então procure trocá-los com certa frequência.

 

Faça visitas ao médico com certa regularidade, se sentir algum desconforto durante esta fase você deve informar ao seu médico, pois muitas mulheres pensam que é normal sentir dor enquanto estão amamentando.

O que as mamães devem evitar neste período?

Os ginecologistas orientam que, para proteger a saúde dos bebês, as mães devem evitar consumir álcool, cigarro, confira outros itens que você mamãe deve evitar neste período:

  • Álcool;
  • Cafeína;
  • Chocolate;
  • Alho;
  • Alguns tipos de peixe;
  • Alimentos processados;
  • Alimentos crus;
  • Plantas medicinais.

 

As tinturas de cabelo são permitidas, desde que não contenham chumbo, não utilize também as linhas que apresentam amônia em sua composição.

Sempre que desejar utilizar qualquer produto para pele ou cabelo, é necessário pesquisar sobre a composição do mesmo, na dúvida consulte com seu médico se este produto poderá fazer mal ao bebê na amamentação.

Alguns medicamentos não são prejudiciais à saúde de seu bebê e também à sua saúde, logo leia sempre as contraindicações que a bula orienta.

Seguindo todas as recomendações médicas, é possível amamentar deitada, se você é mãe e deseja obter outras dicas para seu conforto e de seu filho, confira aqui em nosso blog outras sugestões para seu dia a dia.

Você também pode gostar...

Deixe seu comentário