Blog

Menstruação no pós-parto: Estou amamentando e minha menstruação não veio, e agora?

O termo Menstruação no pós-parto se refere ao retorno normal dos hormônios do corpo após o parto. Na verdade, alguns, como a prolactina, aumentam durante a gravidez. O corpo vai secretar novamente certos hormônios, como estrogênio ou progesterona.

Mas, estou amamentando e minha menstruação ainda não veio, e agora? Posso engravidar durante este período? A menstruação durante a gravidez pode afetar o leite materno?

A Menstruação no pós-parto

Se você estiver amamentando seu bebê, suas menstruações podem demorar vários meses após o parto. Isso ocorre porque o hormônio que faz com que você produza leite, a prolactina, também impede que você ovule e menstrue. Se você estiver amamentando dia e noite, pode demorar até um ano antes que a menstruação volte.

Muitos fatores determinam quando sua menstruação retornará durante a amamentação. Esses incluem:

  • com que frequência você dá mamadeira ao seu bebê;
  • a maneira como seu corpo responde às mudanças hormonais;
  • com que frequência e por quanto tempo está amamentando seu bebê.

Se o seu bebê está sendo alimentado apenas com mamadeiras, você poderá perceber que sua menstruação retornará logo após o nascimento.

Sua primeira menstruação após o nascimento

Se amamentar exclusivamente, a sua primeira menstruação pode demorar vários meses, até 2 anos se continuar amamentando. Se você amamentar seu bebê com mamadeira ou parcialmente amamentar, sua menstruação pode retornar 3 semanas após o parto.

Assim que eles retornarem, seus períodos podem ser irregulares, especialmente se você ainda estiver produzindo leite (amamentando). A duração do seu período também pode mudar. Não é incomum pular uma menstruação, ou mesmo faltar alguns meses para a próxima.

Quando você começar a reduzir o tempo que passa amamentando, suas menstruações devem voltar à rotina normal. Na Menstruação no pós-parto você pode notar algumas manchas (sangramento leve) no início.

Essas primeiras menstruações após a chegada do bebê são, em média, mais intensas do que as menstruações de antes. Não entre em pânico quando esse momento chegar. Os ciclos menstruais voltarão a ser regulares com o tempo.

Se você tiver períodos irregulares durante a amamentação, como manchas contínuas, sangramento mais intenso do que o normal ou ciclos longos, é uma boa ideia falar com seu médico porque pode haver outras causas além da amamentação.

Seu médico precisará realizar um exame completo e pode solicitar alguns exames para excluir outras causas.

Se a sua menstruação voltou, significa que você está fértil novamente e pode engravidar, mesmo enquanto está amamentando. Converse com seu médico sobre métodos anticoncepcionais durante a amamentação.

A menstruação afeta o suprimento de leite materno?

O retorno da menstruação deve ter pouco efeito sobre o leite materno, portanto, você pode continuar a amamentar, se desejar.

Algumas mulheres percebem uma queda temporária na quantidade de leite que produzem pouco antes do início da menstruação ou por alguns dias, mas ela aumentará novamente quando os hormônios retornarem aos níveis normais.

O seu médico poderá dar-lhe mais conselhos e informações sobre a Menstruação no pós-parto e a amamentação.

Você também pode gostar...

2 comentários

  1. Camila Raiani de Godoy Milani diz:

    Estava amamentando meu bebê de forma exclusiva, a cada 2h, e mantive o resguardo os primeiros 4 meses, por conta de uma recuperação bem difícil. Logo na minha primeira relação, q foi no 4°mês, já engravidei novamente… Fiquei apavorada quando descobri, pois estava amamentando exclusivamente e não tinha menstruado até o momento do fim do resguardo… Enfim, estou de 9 meses, quase pra ganhar meu segundo bebê enquanto o primeiro acabou de fazer 1 ano.

  2. […] em Fluxo: As mudanças hormonais podem afetar o humor. É fundamental reconhecer e comunicar seus sentimentos, buscando apoio […]

Deixe seu comentário