Blog

Lactante pode tomar qualquer remédio?

Para evitar qualquer risco para a criança, a Lactante deve evitar o uso de medicamentos, inclusive os vendidos sem receita, exceto tratamentos prescritos por profissional de saúde. A mãe não deve tomar um medicamento por iniciativa própria, ou interromper ou alterar um tratamento em andamento sem primeiro falar com seu médico.

Quais são os possíveis efeitos dos medicamentos durante a amamentação?

Muitos medicamentos não têm efeitos negativos durante a amamentação porque não passam para o leite ou são encontrados em quantidades muito pequenas para fazerem efeito ou são inofensivos para o bebê.

Para a mãe, os medicamentos que fazem efeito podem, por exemplo, aumentar ou diminuir a produção de leite. Para o bebê, os efeitos são variáveis:

Eles podem ser imediatos e transitórios - Por exemplo, tomar um anti-histamínico (contra alergias) pela mãe causa sedação temporária na criança.

Eles podem ter um efeito de longo prazo - Alguns antibióticos, como as tetraciclinas, têm um efeito tóxico no desenvolvimento dos dentes.

Os efeitos dos medicamentos no bebê também podem ser:

Idênticas às da mãe - Por exemplo, se um comprimido para dormir passa para o leite materno, o bebê sentirá o mesmo efeito sedativo que sua mãe, em menor grau se a quantidade presente no leite materno for baixa.

Este efeito é geralmente o mesmo observado quando a mãe está intoxicada por ingestão de álcool. O consumo de certos estimulantes, como café, também pode afetar o bebê.

Diferente dos da mãe - As tetraciclinas curam uma infecção na mãe, mas não farão efeito no bebê se ela não tiver uma infecção. As interrupções no desenvolvimento dentário, que podem aparecer mais tarde, não são observadas na mãe.

Em que situações pode justificar a prescrição de medicamentos a uma Lactante?

Antes de prescrever medicamentos para uma lactante (mulher que amamenta), o médico avalia o benefício potencial em relação ao risco para o bebê. Diversas situações justificam o uso de medicamentos durante a amamentação. Este é particularmente o caso quando a mãe deve se submeter a tratamento para:

  • uma doença crônica, como asma, diabetes, etc.;
  • uma doença única que não desaparece por conta própria, como uma infecção do trato urinário;
  • compensar um déficit após a gravidez em vitaminas, minerais, etc.

Sempre leia a bula de cada medicamento

Todas as bulas de medicamentos contêm informações específicas para casos de gravidez e amamentação. Ao lê-la com cuidado, se a bula indicar:

1 - Um risco para o bebê amamentado é conhecido ou suspeito. Nesse caso, o uso do medicamento não é compatível com a amamentação;

2 - Um risco para o bebê amamentado é improvável. Dependendo da natureza dos dados disponíveis, o uso será classificado como “possível” ou “concebível” durante a amamentação.

3 - O risco para o bebê é desconhecido porque os dados disponíveis não permitem chegar a uma conclusão. A possibilidade ou não de amamentação será avaliada caso a caso pelo médico assistente.

Por padrão, geralmente estes são os argumentos citados na bula sobre o uso da medicação por uma lactante. Assim, é importante consultar a bula de um medicamento, mesmo daqueles que são conhecidos há muito tempo e são amplamente utilizados. A aspirina, por exemplo, não é recomendada durante a amamentação porque o bebê pode ingeri-la.

Conclusão

Portanto, como lactante evite a automedicação. Você deve sempre consultar o seu médico ou procurar aconselhamento médico profissional antes de tomar qualquer medicamento, incluindo medicamentos não sujeitos a receita médica ou à base de plantas.

O consumo de suplementos alimentares e produtos como óleos essenciais também é fortemente desencorajado.

Não interrompa um tratamento prescrito ou modifique as doses prescritas sem orientação médica.

Evite tomar medicamentos antes de alimentar seu bebê para minimizar o risco dos medicamentos passarem para o leite materno. Se precisar de tratamento, é melhor tomá-lo imediatamente após a mamada para dar ao seu corpo tempo para eliminar o medicamento antes da próxima mamada.

Leia atentamente as instruções de cada medicamento. Informe que está amamentado aos profissionais de saúde que você consultar como seu dentista, farmacêutico, etc.

Tomando estes cuidados seu bebê crescerá lindo e saudável!

Você também pode gostar...

Deixe seu comentário