Blog

Sexo Pós-Parto: Mitos e Verdades!

O sexo pós-parto ainda inclui diversos mitos e verdades, o resguardo gera muitas dúvidas para as mulheres, por isso, mostraremos aqui, alguns pontos para ajudar a esclarecer suas dúvidas. Abaixo, você descobrirá o que deve ou não ser feito no período que a mulher não ovula, que poderá durar até 8 semanas.

Não se esqueça que, você deve cuidar de sua saúde, em qualquer momento de sua vida. Este artigo é apenas para ajudar muitas mulheres, logo convém pedir orientação de seu médico obstetra.

Quais são os principais mitos e verdades do sexo pós-parto?

Os mitos e verdades depois do parto geram muitas dúvidas, veja abaixo os pontos mais intrigantes:

1º Verdade: evitar relações neste período de resguardo

Após o parto normal, ter relações sexuais poderá machucar, provocando uma infecção, para mulheres que fizeram cesária, além disso, poderá dificultar o processo de cicatrização. Por isso, os médicos recomendam aguardar um prazo de 40 dias.

É bom lembrar que, sexo não é apenas penetração, e neste período é importante escolher por métodos que não vão afetar sua saúde, lembre-se a saúde deve estar em primeiro lugar.

2º Verdade: após o parto as mulheres perdem a líbido

Com a retirada da placenta, há uma queda expressiva de hormônios, que alteram a produção de lubrificação vaginal, a nova rotina da mulher também é muito cansativa, assim, ela deixa o sexo em segundo plano.

3º Mito: no resguardo não é permitido atividade física

A atividade física ajuda no desempenho sexual, e ao contrário do que muitas mulheres pensam, após 15 dias é possível realizar pequenas caminhadas, para partos normais. Para os partos cesárea, é recomendado esperar até 30 dias para ajudar na cicatrização.

Respeite os limites de seu corpo, não se sobrecarregue, para garantir sua disposição, é necessário seguir recomendação médica, afinal, agora você tem uma vida para tomar conta.

4º Mito: alteração do canal vaginal

Muitas mulheres pensam que o parto "estraga o canal vaginal", e isto é uma verdadeira mentira, e também não afetará sua relação posteriormente. Se você está buscando uma maneira de recuperar o tônus vaginal, após o parto, saiba que o exercício de kegel poderá ajudá-la.

Esta estrutura elástica, tem total possibilidade de recuperação após o parto, peça ao seu médico as orientações para realizar o exercício de Kegel corretamente.

Cuidado com notícias falsas

Se houver dúvidas sobre melhores posições sexuais, medicamentos, exercícios físicos, pergunte sempre ao seu médico, ou consulte canais confiáveis como o nosso blog. Na internet atualmente há muitas notícias falsas a respeito do sexo na gravidez.

Caso esteja tendo relações sexuais na gravidez, procure realizar exames como ultrassonografia para saber se está tudo bem com o bebê e com seu útero. Converse com seu parceiro, para saber como manter uma vida sexual saudável no pós-parto. Um bom diálogo, é sempre a melhor saída para a solução de qualquer problema.

Para saber mais sobre o sexo pós-parto, tenha uma ampla conversa com seu médico, e não falte nas consultas para cuidar da saúde de seu útero.

Você também pode gostar...

2 comentários

  1. […] da nova rotina aliada a perda de produção de hormônios, ajuda a perder o interesse pela relação sexual no período do resguardo, neste momento o que você deve fazer é descansar e após este tempo, […]

  2. […] já são mães e ainda existe aquela crença de que, após a maternidade, não pensamos mais em sexo. Enquanto isso, mesmo para aquelas que não são mães, também ainda existe o pensamento de que […]

Deixe seu comentário