Nos últimos anos cresceu bastante a quantidade de mulheres que preferem fazer todo o trabalho de parto em casa, é o chamado parto humanizado.
Mas, como funciona este tipo de procedimento? Vale a pena? Quais os riscos de ter seu bebê longe da maternidade? Estas demais dúvidas, você confere agora em detalhes!
O que é um parto humanizado?
O Parto humanizado e parir em casa são completamente diferentes. No parto humanizado é realizado uma série de procedimentos para que a mulher se sinta à vontade e participe de todos os passos deste momento único em sua vida.
Diferente de um parto normal em uma maternidade, onde os procedimentos são feitos de forma padronizada e repetitiva; no parto humanizado todas as decisões são comunicadas à mulher e ela é ouvida e respeitada em todas as suas decisões.
Para quem é indicado o parto humanizado?
A priori o parto humanizado é recomendado para todas as gestantes que não apresentem alterações na sua gestação. Cabe ao médico responsável pelo seu pré natal avaliar as suas condições de saúde e recomendar ou não o procedimento.
Quem não pode fazer o parto humanizado?
O parto humanizado não é indicado para mulheres com gestação de risco, onde necessitam de um acompanhamento médico personalizado.
Algumas gestantes com comorbidades também devem consultar com antecedência o seu Obstetra para saber suas reais condições de saúde, cabe ao profissional determinar o melhor tipo de procedimento.
Como é feito o parto em casa?
O parto humanizado permite que a natureza siga seu curso natural, ou seja, a gestante fica livre para escolher quais ações devem ser feitas e quais delas a fazem se sentir melhor. O médico acompanha tudo de perto, e só vai de fato interferir, se houver algum problema.
Assim como nos partos em hospitais, a gestante pode ser acompanhada por um parente ou pessoa de sua confiança.
Existe algum risco para a mãe e o bebê?
Não. Na verdade, a humanização do parto começa muito tempo antes do nascimento do bebê. O pré natal, os primeiros cuidados, quais ações serão adotadas durante o procedimento, tudo isso é devidamente repassado à gestante durante a gravidez, assim ela terá tempo suficiente para se preparar para este momento tão seu e único.
O parto humanizado traz uma série de benefícios tanto para a mamãe como para seu bebê, entre eles podemos destacar:
- ajuda a reduzir o estresse aliviando a dor e a fadiga natural do parto;
- Longe de uma sala gelada de hospital, com várias pessoas estranhas, o parto humanizado permite que seu bebê nasça mais calmo e sossegado;
- Ajuda a prevenir possíveis infecções comuns em ambientes hospitalares;
- Aumenta o laço afetivo entre você e seu bebê já nos primeiros momentos de sua vida;
- Reduz consideravelmente os riscos de depressão pós parto;
- Relaxa o seu corpo e a sua mente, melhorando o seu fluxo sanguíneo, aumentando assim, os seus níveis de leite materno.
A cesárea também pode ser humanizada?
Não. Pode se tratar de uma cirurgia com todos os procedimentos e uso de medicamentos regulares, a cesariana não pode ser humanizada.
Conclusão
O parto humanizado é sem dúvidas a melhor maneira de ter seu bebê de forma natural e sossegada. Durante o parto, todos os seus desejos e decisões serão devidamente respeitados, e você será sempre a protagonista.
Portanto, converse com seu médico, peça orientações sobre suas condições de saúde e como funciona o parto humanizado.
[…] importantes. Uma das decisões que as futuras mães muitas vezes enfrentam é a escolha entre o parto normal e a cesariana. Ambos têm seus méritos e desafios, e entender as diferenças entre eles é […]